Amieira: Um Natal na Aldeia

Por Inês Calhias

Amieira localiza-se entre Portel e Alqueva, no Alto Alentejo. É uma aldeia pacata que vem evoluindo, principalmente desde a finalização da obra da barragem do Alqueva. As condições de vida da população da aldeia sempre foram muito precárias e o Natal era visto como um dia único em todo o ano. Agora que grande parte da população foi para outras terras, a época natalícia serve como pretexto para o retorno de muitos, com o propósito de reunir a família e celebrar.

Actualmente, é costume natalício a iluminação por todas as ruas da aldeia alusivas à época. Pela primeira vez, alguns populares juntaram-se na criação de um presépio e de uma fogueira na praça da aldeia, onde os populares se reúnem.


O jantar de consoada compõe-se do tradicional bacalhau com couves dos doces, que são, essencialmente, o arroz doce (diferente do algarvio, pois não é acrescentado mais nenhum ingrediente que dê tonalidade ao arroz), as filhós, típicas da região, e os pastéis de grão. Devido ao facto desta região ter sido sempre uma região pobre, a ementa de Natal nunca foi muito variada, embora se cozinhasse mais nesta altura do que em qualquer outra altura do ano.



A missa do Galo, como habitualmente, realiza-se na pequena igreja da aldeia. Uma vez que existe apenas um padre para cobrir a região, que tem que conciliar horários entre várias aldeias, a missa do Galo realiza-se poucas horas mais cedo do que é tradição.

Durante a noite, as temperaturas descem acentuadamente e o lugar mais cómodo para se estar é ao pé da lareira. O abrir das prendas muda de casa para casa, mas hoje em dia é costume abrir-se a partir da meia-noite. Ainda assim, em algumas famílias, a tradição ainda é a de é colocar o «sapatinho» ao pé da lareira, para no dia seguinte encontrar lá uma surpresa.

0 Comments:

Post a Comment