Crianças protagonizam festas de Natal em Loulé

Por Mafalda Ferreira


O Natal transforma a cidade de Loulé e todos os anos a tradição faz-se cumprir.Decora-se a cidade, chega o Pai Natal, as crianças saem à rua e o espírito natalício está instalado.
Abertura da casa do Pai Natal.

O Pai Natal chega antecipadamente a Loulé, no dia 1 de Dezembro, e marca assim a inauguração de toda uma cidade dedicada ao espírito natalício.Crianças e familiares reúnem-se na Cerca do Convento para assistir à chegada do São Nicolau à sua nova residência, a casa do Pai Natal, que agora se localiza neste sítio, aberto ao público até ao dia dos Reis. Para embelezar o ambiente, este espaço tem também carrosséis para as crianças. «Todos os anos vimos à chegada do Pai Natal, os miúdos querem receber sempre os presentes e dar uma volta de carrossel» diz Ana Martins, que acompanha os seus dois filhos.

Decoração da cidade

À noite há agora mais luz, as decorações de Natal marcam presença por grande parte da cidade. Segundo Maria Piedade, «Agora dá gosto passear por Loulé ao fim da tarde. Está tudo mais bonito e há mais pessoas.» Pelas montras observavam-se decorações e promoções que atraem mais clientes. Nas ruas ouve-se ao longo do dia música ambiente.

«O Natal é das crianças»

É assim que Carlos Monteiro aprova o facto do município de Loulé dirigir as suas actividades de Natal para os mais jovens. Em tempo lectivo, as escolas têm a preocupação de levar os alunos mais novos, nomeadamente das escolas primárias e pré-primárias, a visitar espaços como o castelo da cidade, o Convento Espírito Santo e a casa do Pai Natal. Além destas actividades, Fátima Guerreiro, encarregada de educação, conta que esta festa «que eles agora apresentam» se prepara com alguma antecedência: «uns cantam, dançam, e assim acabam as aulas de forma mais divertida.»

As festas que se realizam protagonizadas pelos alunos acontecem em todas as escolas primárias e pré-primárias da cidade, onde estes apresentam peças de teatro, coreografias, músicas e, no fim, têm direito a uma prenda como recompensa.

0 Comments:

Post a Comment