«Colorir Mapas»

Uma das muitas palestras Equipa UALG nas escolas do Algarve decorreu na E.B. 2,3 José Carlos da Maia, em Olhão. A Redacção 2.3 esteve lá e acompanhou a iniciativa da Universidade do Algarve.
Por: Ângela Gago e Lénia Maria


A escola de ensino básico José Carlos da Maia, em Olhão, teve no dia 3 de Novembro a visita de uma convidada especial. A Prof. Doutora Maria da Graça Marques, da Universidade do Algarve, levou aos alunos de duas turmas do 7.º e 8.º ano uma palestra interactiva, com o sugestivo nome de «Colorir Mapas». Desengane-se quem pensar que o nome sugere trabalhos manuais: esta palestra foi sobre Matemática.

A Equipa UALG é uma iniciativa que promove palestras para fomentar o interesse dos alunos mais novos pela universidade e, ao mesmo tempo, para dar a conhecer um pouco da instituição. Esta organização é constituída por professores voluntários que se disponibilizam a partilhar saberes e experiências em qualquer área científica, dependendo da validade das propostas dos docentes.

Esta interacção entre a Universidade do Algarve e as escolas «não só é positiva como fundamental», pois «desperta o interesse dos pequenos pela universidade», esclarece a Prof. Maria da Graça Marques. Estes docentes voluntários não são pagos para este tipo de trabalho mas, «para mim, é mais importante a colaboração com as escolas entre si do que remunerações», afirma a oradora.

Apesar de remeter para a Matemática, a palestra «Colorir Mapas» passou por outras áreas científicas como História, Língua Portuguesa, Geografia e Artes. A professora entusiasmou-se, explicou os exercícios de forma simples, interagiu bem com os alunos e num aparte confessou, orgulhosa, «estão todos a falar, mas estão todos a trabalhar».

Docente do Departamento de Matemática da Universidade do Algarve, a Prof.ª Maria da Graça Marques voluntariou-se no ano passado na Equipa UALG. Nesse âmbito, já fez palestras em Aljezur, Castro Marim e Tavira. Este ano não pertence à equipa, mas, ainda assim, foi convidada pela professora de Matemática da escola José Carlos da Maia, Ana Cristina Graça, para dar a conhecer um pouco de matemática prática aos alunos olhanenses.

No fim da palestra a professora Marques até brincou afirmando ter conhecido «os alunos mais rápidos do distrito de Faro». Na opinião dos alunos a palestra foi «boa» e alguns, os alunos do 7.º ano, não conheciam a matéria. Através desta introdução divertida e prática, estes alunos tiveram oportunidade de aprender os esquemas gráficos e o Teorema das Quatro Cores, que, após ter sido formulado em 1852, foi apenas demonstrado em 1976 e foi o primeiro teorema de matemática a ser demonstrado com recurso a meios informáticos.

As palestras da professora Marques são conhecidas por serem divertidas e pela original «bolsa mágica» da professora que encanta miúdos e graúdos. «Tenho uma ‘bolsa mágica’ na minha mala onde deixo os mais novos tirarem o que quiserem. Tanto podem sair rebuçados, chupa-chupas ou pastilhas elásticas». Como brinde, a oradora distribuiu rebuçados e lápis reciclados oferecidos pela Universidade do Algarve. A palestra foi encerrada com um agradecimento geral à Universidade do Algarve, por parte da escola olhanense, pela disponibilidade, e um desejo que futuros encontros deste género se realizem.

As escolas do ensino básico e secundário podem consultar a área da Equipa UALG no site da universidade, ver as sinopses das palestras disponíveis e requerer uma na sua escola, através do Gabinete de Comunicação.

0 Comments:

Post a Comment