Loulé festeja Halloween

Noite das Bruxas festejada no Algarve
Por: Daniel Lopes, Ivan Cordeiro e Tiago Francisco

A Câmara Municipal de Loulé parece apostada em promover festas temáticas, de animação popular e, depois da Noite Branca, celebrada no Verão, a Noite das Bruxas foi festejada por todos nas ruas da cidade. Loulé é actualmente um ponto de referência no que toca a festividades temáticas e a números de participação. A população e os comerciantes agradecem e festejam também.

No passado dia 31 de Outubro, a Câmara Municipal de Loulé promoveu um evento relacionado com as comemorações do dia das Bruxas. De tradição anglo-saxónica, estas comemorações de Halloween encheram e adornaram a Avenida José da Costa Mealha e o Largo S. Francisco de laranja, preto e roxo, bem como de morcegos, abóboras, caveiras e esqueletos, «um verdadeiro carnaval de Outono», como observava Luís, um popular que passeava nas ruas mascarado de uma mistura de Dr. Frankenstein e Drácula, adiantando: «antes era raro haver estas festas assim na rua, mas ultimamente não nos podemos queixar, tem havido muita animação e as pessoas aderem».

Os festejos tiveram início na Praça da República por volta das 21h30 com a «Parada do Horror», um desfile de cinco carros alegóricos com decorações sobre a temática, figurantes e grupos de animação mascarados de zombies, vampiros, bruxas, fantasmas, entre outros. «Loulé está uma festa», afirmava Manuela, uma senhora de idade que admirava a «Parada» com atenção e curiosidade. A seu lado, um outro participante da festa observava: «nota-se que a nossa cidade tem estado mais desenvolvida agora, há mais actividades e mais movimento de pessoas, o que é bom para a vida de Loulé e para o comércio da cidade».

Nesta noite de animação, participaram também vários alunos das escolas públicas do concelho e do Colégio Internacional de Vilamoura. Entre as 21h e as 23h30, o Parque Fantasma, situado na Alcaidaria do Castelo, foi um espaço dedicado exclusivamente aos mais pequenos, com diversas actividades, músicas infantis, insufláveis, animações, concursos de máscaras e pinturas faciais.

Alguns pontos da cidade prestaram-se sobretudo a desenvolver a actividade comercial. A rua 5 de Outubro centrou-se no negócio de pequenos estabelecimentos, incentivando os visitantes a visitarem e a fazerem as suas compras nas várias lojas da cidade, acompanhados de várias animações de rua.

A partir das 23h realizou-se a «Halloween Party» na Cerca do Convento, que contou com várias actuações musicais. O destaque foi dado ao concerto do grupo La Plante Mutante, banda bem conhecida dos algarvios, que, vestindo-se a rigor, recriou êxitos dos anos 80, como «What’s Love Got To Do With It» de Tina Turner, «Like a Virgin» de Madonna, «Touch Me» de Samantha Fox, «Tarzan Boy» de Baltimore, «Thriller» de Michael Jackson, «Paixão» dos Heróis do Mar, entre muitos mais.

As comemorações do Halloween no concelho de Loulé têm permitido às comunidades inglesa e irlandesa, entre outros turistas, continuar a celebrar a sua tradição. «É fantástico. É mesmo, mesmo bom», revelava uma turista inglesa em férias no concelho: «viemos no ano passado e foi excelente. É tão bom como qualquer coisa que tenhamos visto, em qualquer parte do mundo. É perfeito!»

Mas a «Parada do Horror», para além de adoptar e recriar hábitos e valores tradicionalistas de uma cultura diferente, pretende acima de tudo animar os residentes e visitantes, com especial atenção às crianças, assim como desenvolver o comércio local.

0 Comments:

Post a Comment