TV real, lúdica e fictícia

François Jost dá palestra na Universidade do Algarve sobre Televisão
Por: Ângela Gago e Lénia Maria

François Jost, professor da Sorbonne Nouvelle e Director do Centro de Estudos e Imagens Mediáticas (CEIM), esteve na Universidade do Algarve para uma palestra sobre Televisão. O professor francês deu a conhecer o seu trabalho de investigação nesse campo, que é enviado para o Instituto Nacional de Audiovisual (INA), desde 1995.

Durante a palestra, dirigida aos alunos do curso de Ciências da Comunicação, entre outros de mestrado e doutoramento na área, o Professor Jost sublinhou a ideia de que «por vezes o que vemos na televisão não é real». Segundo Jost, a Televisão conta com «três mundos»: o real, o fictício e o lúdico, constantes no primeiro de três princípios básicos no mundo televisivo.

O Director do CEIM afirma que o «mundo real» inserido nos programas televisivos transmite «conhecimentos sobre o mundo», ou seja, dá ao telespectador uma perspectiva do mundo sem efeitos especiais, guiões ou outros, como são disso exemplo todos os programas transmitidos em directo. Pelo contrário, o «mundo fictício» é, segundo afirma o Professor, «um mundo inventado», onde vigoram a ficção e os efeitos especiais. Já o “mundo lúdico”, que “se encontra entre o mundo real e o mundo mental”, inclui ainda a vertente de entretenimento. Como exemplos dos jogos e actividades apontou programas como «Big Brother» e «Loft Story».

O Professor da Sorbonne Nouvelle não terminou a sua apresentação sem algumas noções sobre os diferentes actores intervenientes em comunicação televisiva e ainda houve espaço para esclarecimento de dúvidas, uma mais-valia para o enriquecimento da cultura televisiva da comunidade escolar.

0 Comments:

Post a Comment