Muro de Berlim caiu há 20 anos

Por: Daniel Lopes, Ivan Cordeiro e Tiago Francisco

O Muro de Berlim separava a República Federal Alemã da República Democrática Alemã

Marcou uma geração, separou famílias e amigos, causou a morte a centenas de alemães e arrastou consigo uma nação inteira. Conhecido por muitos como o «Muro da Vergonha», esse verdadeiro marco do século XX caiu há 20 anos, a 9 de Novembro de 1989, e só assim a Alemanha se voltou a unir, só assim a Europa se reunificou.

Edificado pela República Democrática Alemã, o muro circundava a parte da capital alemã que se encontrava ocupada pelos Estados Unidos da América, Grã-Bretanha e França. Construído a 3 de Novembro de 1961, tinha mais de 66km de comprimento e, durante 28 anos, teve como objectivo impedir a saída dos habitantes de Berlim Oriental para Berlim Ocidental. António Camacho, de 51 anos, conta a história de um familiar que estava emigrado na Alemanha, «Uma tia minha tinha-se mudado para Berlim em 58 e quando construíram o muro ela nem quis acreditar, de um dia para o outro deixou de poder atravessar aquelas ruas como fizera tantas vezes. As autorizações para atravessar o muro eram bastante complicadas». Durante 28 anos teve medo de a ir visitar, «Quando o muro caiu, foi ela que nos deu a notícia lá em casa. Ligou, toda contente, a convidar-nos para lá ir passar uns dias. As histórias de fuzilamentos e fugas concretizadas são inúmeras, não consigo imaginar quantos terão morrido por lá».

Passadas duas décadas após a sua queda, o governo alemão decidiu criar um muro em dominó para assinalar uma das efemérides mais importantes da história do país. Numa cerimónia em que Angela Merkel, chanceler alemã, foi a figura em maior destaque, estiveram presentes os dirigentes de todos os países membros da União Europeia, o russo Dmitri Medvedev, o polaco Lech Walesa, Hillary Clinton, a representar os Estados Unidos da América, e Mikhail Gorbachev, Secretário-Geral da União Soviética em 89, a quem coube a honra de empurrar o dominó. As comemorações ainda incluíram música e um ambiente de festa, que nem a chuva que caía em Berlim conseguiu estragar.

Por Portugal, também 9 de Novembro de 2009 ficou marcado pela queda de um muro. No Estádio da Luz o Benfica recebeu a Naval 1.º de Maio e, após 51 ataques e 27 remates, conseguiu adiantar-se no marcador e alterar o zero a zero inicial. Compostas por 11 homens vindos da Figueira da Foz, as tropas comandadas por Augusto Inácio construíram uma poderosa barreira que só caiu ao 89.º minuto. Terá sido inspiração ou simplesmente uma coincidência? Os únicos factos constatados foram as comemorações pelas quedas dos muros.

Fontes
Globo.com: http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1368137-17398,00.html
Euronews: http://pt.euronews.net/tag/queda-do-muro-de-berlim/
Visão: http://aeiou.visao.pt/canal-historia-recorda-queda-do-muro-de-berlim=f536097

0 Comments:

Post a Comment